É importante saber que a acne é uma doença inflamatória e crônica e por isso necessita de tratamento medicamentoso e não só cuidados com skincare.
A acne é causada por alterações da glândula sebácea através de diversos mecanismos, como o excesso de sebo e mudança na sua qualidade, inflamação da pele, entre outros.
Fatores externos interferem no surgimento: estresse, dieta (alimentos com alto índice glicêmico - carboidratos, açúcares; leite, principalmente desnatado; whey protein - composto de derivados do soro do leite), poluição, medicamentos, cosméticos inadequados, qualidade do sono e tabagismo.
A resposta aos fatores causais é individual, então, tanto o número quanto a gravidade e o tipo de lesões são variados.
O quadro clínico pode ser composto de cravos (comedos), pápulas e pústulas (lesões avermelhadas e às vezes com saída de pus), presença de nódulos, abscessos ou até comunicações (fístulas) entre as lesões.
As lesões não devem ser manipuladas pois existe um risco maior de deixar cicatrizes e também de perpetuar as lesões inflamatórias.
O tratamento deve ser o mais precoce possível, sempre acompanhado por um dermatologista para a adequada orientação, melhor indicação terapêutica e evitar a formação de cicatrizes.