Existem diversas causas para a queda de cabelo, uma das mais comuns é o eflúvio telógeno e, por isso, falarei dele hoje.
Se trata de uma queda reversível em que ocorre uma aceleração do ciclo do cabelo em alguns folículos e ele passa da fase de crescimento para a fase de repouso (telógena) e queda, rapidamente.
Apesar de normalmente ser autolimitada, você pode notar as entradas mais visíveis, uma maior quantidade de cabelo ao pentear ou ao lavar e um rabo de cavalo mais fino.
Geralmente o quadro inicia 2 a 3 meses após o fator desencadeante e dura de 3 a 5 meses. Então calma! Se o seu caso for Eflúvio Telógeno, o seu cabelo vai voltar a crescer.
Várias causas podem desencadear a doença, como: perda de peso, doenças febris (como a covid-19), infecções, deficiências vitamínicas, alteração na função da tireoide, cirurgias, medicações, dietas, pós-parto, entre outras.
E por isso é muito importante procurar o seu dermatologista para investigar corretamente a causa da sua queda e realizar um tratamento direcionado. Não se automedique.